"Sou visceralmente contra o uso de qualquer droga ilícita. [...] vou dizer para o usuário que não é legal ter barato? Ele vai dizer que eu digo isso porque nunca usei. Então temos que falar a verdade. Droga é bom? É, mas vai te matar. Camisinha é bom? Não, mas, se você não usar, pode morrer. Essa é a história. Não adianta advogar prazer, fetiche numa coisa que não tem. São situações desconfortáveis, mas necessárias."
(David E. Uip, 2009)
AIDS / SIDA e Comportamento na Adolescência
O VÍRUS da imunodeficiência humana (HIV) que causa a Siíndrome de imunodeficiência adquirida [SIDA em português, AIDS em inglês] é o sétimo colocado entre as principais causas de morte das crianças norte-americanas entre 5 e 14 anos e o sexto colocado da população jovem ente 15 e 24 anos de idade. Devido ao período do desenvolvimento da infecção do vírus HIV ser, em média, de 10 anos, a maioria dos adultos jovens infectados com SIDA provavelmente foram infectados com HIV na adolescência. Aproximadamente 18 % de todos os casos reportados de SIDA nos Estados Unidos ocorrem em pessoas com idades entre 20 e 29 anos.
Nos Estados Unidos em junho de 1999, 3.564 casos de SIDA em pessoas com idade entre 13 e 19 anos foram encaminhados para Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Muitos outros adolescentes estão sendo infectados com HIV mas ainda não desenvolveram SIDA atualmente. Dados de 31 estados que conduziram avaliações de casos de HIV apontaram que, entre adolescentes com idades entre 13 e 19 anos: 46% eram homens, 54 % eram mulheres, 28% não eram brancos hispânicos, 66% não eram negros hispânicos 5% eram hispânicos; menos de 1% eram ilhéus da Ásia e do Pacífico ou aborígines americanos nativos do Alasca.
A maioria dos adolescentes infectados com HIV recentemente foram expostos ao vírus através de intercurso sexual ou uso de droga injetável. Em junho de 1999, a avaliação de dados de HIV sugerem que aproximadamente metade de todos os homens adolescentes foram infectados por sexo com homens. Uma pequena percentagem de homens aparecem expostos por drogas injetáveis e/ou por contato heterossexual. Os mesmos dados sugerem que aproximadamente metade de todos os adolescentes do sexo feminino que são infectados com HIV foram expostos através de contato heterossexual e uma percentagem muito pequena através de drogas injetáveis.
Estudos realizados pelo CDC a cada dois anos, nas escolas entre a 9ª e a 12ª série1 indicam de forma consistente que aproximadamente 60% dos estudantes tiveram relações sexuais na 12ª série2; metade afirma ter usado preservativo durante a última relação sexual e cerca de 1/5 tiveram mais que quatro parceiros sexuais durante a vida.
Aproximadamente 2/3 de 12 milhões de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) reportadas todos os anos nos Estados Unidos anualmente são em indivíduos com menos de 25 anos; ¼ são entre os adolescentes. Isto é particularmente significativo porque se ambos os parceiros estão infectados com uma outra DST, o risco de transmissão do HIV aumenta substancialmente. Se um dos parceiros está infectado com uma DST que causa pulução ou muco, como gonorréia ou clamídia, o risco da transmissão de HIV é de três a cinco vezes maior. Se um dos parceiros está infectado com uma DST que causa úlceras, como a sífilis ou herpes genital, o risco da transmissão do HIV é nove vezes maior.
Adolescentes tendem a pensar que são invencíveis, e então, a negar qualquer risco.
Esta convicção pode fazê-los assumir um comportamento de risco, adiar o Teste de HIV e, se os testes deles são positivos, negar ou recusar tratamento. Médicos reportam que muitas pessoas jovens, quando aprendem que são HIV-positivos, levam muitos meses para aceitar seus diagnósticos e retornar ao tratamento. Profissionais de saúde podem ajudar esses adolescentes expondo a informação vagarosamente e cuidadosamente, formulando perguntas para eles e enfatizando o sucesso dos mais novos tratamentos disponíveis.
_____________________
Notas do tradutor
1 Equivalente à 1ª Série do Ensino Médio do Brasil.
2 3ª Série do Ensino Médio.
Fonte: WEBMD
Publicado em 01/09/2007. Atualizado em 27/10/2010
_______________________
Para referir:
AIDS / SIDA e o comportamento na Adolescência. disponível em internet http://www.conceitoacao.com.br acesso em
dd/mm/aaaa.