ÁREA VIP
MURAL & OUTROS
ARTIGOS
CONTATO
MAPA DO SITE
 

O que é Coronavírus (n-CoV-2); (2019-nCoV) e qual doença ele causa (COVID-19) ?


COVID-19

"Se nem sempre todos são iguais perante a Lei, para o coronavírus todos são iguais, sem excessão" (MRM)

 
N

 

os dias atuais existe uma epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave na China que, segundo a Imprensa, estaria sendo causada por um vírus denominado “novo coronavírus” (n-CoV-2 ou, mais recentemente, 2019-nCoV) que pertence a uma família de 11 vírus em formato de coroa – daí seu nome – capazes de infectar vertebrados e, nos seres humanos, é capaz de causar uma doença respiratória altamente contagiosa que, dependendo da capacidade do sistema imunológico do paciente infectado, pode evoluir pra uma Síndrome Respiratória Aguda Severa – SARS –, uma pneumonia que pode ser letal.
O primeiro coronavírus em células embrionárias de traqueia humana foi cultivado em laboratório em 1965, mas o novo coronavírus foi isolado [pela primeira vez] de um paciente da Arábia Saudita com síndrome respiratória aguda grave em junho de 2012 e o vírus foi anteriormente denominado Síndrome Respiratória no Oriente Médio - Coronavírus (MERS-CoV), cf. (MOHD, 2016).
Existem controvérsias quanto à origem deste coronavírus que está causando a epidemia a partir da China.
Inicialmente foi atribuída aos morcegos portadores de vírus com alterações genéticas ocorridas espontaneamente na natureza, uma vez que somente um número limitado de coronavírus é capaz de provocar doenças respiratórias em seres humanos e os coronavírus presentes nos morcegos-ferradura são incapazes de infectar humanos diretamente (MOHD, 2016). Autoridades chinesas apontam a origem desta epidemia no mercado de caça e animais exóticos de Huanam, província de Wuham. No entanto existem especulações que apontam a possibilidade do atual vírus ter vazado de um laboratório de pesquisa em genética localizado na mesma cidade, onde eram conduzidas pesquisas genéticas com vírus (PHILIPP, 2020).
Os principais sintomas da infecção por 2019-nCoV são: febre, tosse seca e dor muscular no corpo todo, geralmente com certa dificuldade na respiração. Se a infecção evoluir para a forma “severa”, a COVID-19, a dificuldade de respiração aumenta rapidamente em questão de horas apenas e, caso o paciente não seja socorrido e entubado para receber respiração mecânica, irá a óbito por sufocamento.
Aura Time (TIMEN, 2010) aponta a “falta de orientação oportuna e adequada sobre equipamentos de proteção individual e outras medidas de segurança” como uma das quatro barreiras encontradas para implementar prevenção e controle durante crises. Assim, seguem as principais orientações para se prevenir da infecção de vírus de qualquer síndrome respiratória, incluindo aquela causada pelo 2019-nCoV.

  1. Tome todas as vacinas, inclusive as vacinas que previnem as gripes;
  2. O sistema imunológico rebaixado facilita a entrada de outras doenças;
  3. Ao tocar em lugares que muitos põem as mãos – transporte público, elevadores etc.– não ponha as mãos nos olhos, nariz e boca;use regularmente álcool gel 70%;
  4. Evite locais de aglomeração de seres humanos;
  5. Use lenço de papel descartável regularmente e somente vá ao pronto-socorro de hospitais ou postos de saúde se for realmente necessário. Se for, usar máscara de proteção respiratória bucal / nasal a venda nas farmácias;
  6. Tome Vitamina “C” com Zinco ou 15 minutos de exposição à luz solar entre 10h00min h e 12:00 horas diariamente; na impossibilidade desta última, pergunte ao seu médico se você pode tomar 5.000 UI de Vitamina “D” em drágeas uma vez por semana.
  7. Profissionais da Saúde devem usar sempre luvas de procedimento e óculos de segurança;
  8. Profissionais da Saúde “não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais” (cf. disposto na NR32);
  9. Os profissionais de Saúde que atuam na assistência direta de pacientes suspeitos e confirmados de síndromes respiratórias agudas e síndromes gripais devem ser organizados na forma da escala para trabalhar em áreas de isolamento ou em áreas que recebam pacientes com outros tipos de patologia, ou seja, não podem circular de uma área de isolamento para área de assistência a outras patologias;
  10. Pacientes que utilizem ventilação mecânica deverão utilizar um sistema de aspiração fechado.

 

Obras Citadas

MOHD, A. (03 de june de 2016). Middle East Respiratory Syndrome Coronavirus (MERS-CoV) origin and animal reservoir. Virology Journal.
PHILIPP, J. (abril de 2020). Rastreando a Origem do Coronavírusde Wuham. Fonte: Youtube: https://youtu.be/6qGK4VJ6GOs
TIMEN, A. (november de 2010). Barriers to implementing infectionprevention and control guidelinesduring crises: Experiences of health careprofessionals. American Journal of Infection Control, pp. 726-733.

Publicado em : 29/01/2020 ; atualizado em: 22/04/2020

Para referir: MAXIMINO, MR . O que é Corona Virus? . disponível em www.marcosmaximino.psc.br/marcosmaximino/mural/mural_covid-1.asp acesso em dd/mm/aaaa.

IMPRIMIR
    |
|