ÁREA VIP
MURAL & OUTROS
ARTIGOS
CONTATO
MAPA DO SITE
 


Fundamentos para uma vida com qualidade, autonomia e felicidade.




A duração da vida biológica é limitada no tempo: mesmo com o aumento da sobrevida da população humana, nossa permanência na Terra é sempre um período finito.
Esta consciência determinou o conceito (ainda) vigente de envelhecimento, que trás consigo a perspectiva da morte. Esta finitude passa a ser mais contundente com a aparente “chegada” daquilo que a maioria das pessoas até hoje associa à velhice: declínio da capacidade física e mental; perda de amigos, familiares e de pessoas, de referência social.
Pesquisas científicas no campo da Medicina, da Psicologia, da Antropologia e da Sociologia vem determinando mudanças no conceito de velhice descrito acima: envelhecer passa a ser visto como um processo que tem início logo após o nascimento, acentua-se por volta dos 50 anos de idade e atinge o ápice com a morte biológica do indivíduo.
Aquilo que antes era considerado “o início do fim” vem sendo substituído pelo conceito de velhice bem-sucedida.
Velhice bem-sucedida passa a ser uma meta a ser alcançada por todo aquele que vive. O caminho para atingir essa meta passa pelo estilo de vida: procurar viver com a melhor qualidade possível torna-se um compromisso do indivíduo para consigo mesmo; proporcionar uma vida com qualidade passa a ser responsabilidade da sociedade para com seus membros.
Nesta nova visão, no plano individual, manter-se ativo e fazer parte de uma rede de relacionamentos sociais é sinônimo de qualidade de vida e saúde do idoso.
Pesquisas científicas tem comprovado que um das melhores e mais completas ferramentas para o atingimento desse objetivo é a prática regular da atividade física.

A “ACADEMIA” – isto é, a atividade física regular – proporciona benefícios à saúde física e mental; proporciona oportunidade de interação social e lazer e também estimula o indivíduo para o estabelecimento de objetivos a serem alcançados, oportunidade para tornar sua vida significativa e gratificante.

Estas informações precisam, com urgência, ser amplamente divulgadas para que as pessoas, desde jovens, adotem estilos de vida saudáveis e, assim fazendo, consigam ser bem-sucedidas na Terceira Idade.


Para referir: Maximino, M.R. in internet, disponível em www.marcosmaximino.psc.br

Para mais informações: marque uma consulta gratuita (clique aqui).

    |
|