ÁREA VIP
MURAL & OUTROS
ARTIGOS
CONTATO
MAPA DO SITE



MURAL


Você sabe sentar?


Por acaso alguém aí, do outro lado da telinha do computador, já teve dor nas costas?
Já trabalhou o dia inteiro sentado e quando voltou para casa, só de olhar para a cadeira, uma dorzinha nas costas já começava a incomodar?
Será que alguém já se perguntou: como posso me sentar melhor e evitar a famosa "dor nas costas"?
O artigo abaixo trará uma sucinta explicação das conseqüências da postura sentada para nossa coluna, além de algumas dicas de como sentar direito para ter uma postura correta e menos dor.
Primeiramente temos que conhecer nossa coluna vertebral. Ela é formada basicamente de 3 regiões, conforme apresentado na Figura 1.

1. Coluna cervical
2. Coluna torácica
3. Coluna lombar


A região lombar é a zona mais acometida de toda coluna vertebral sofrendo sobrecargas diárias devido à postura sentada incorreta e aos movimentos repetitivos presentes no nosso dia a dia ocasionando dor e desconforto. Para se ter uma idéia, cerca de 80% das pessoas já experimentou um episódio de dor lombar ao longo de sua vida. A Figura 2 traz uma ilustração da coluna lombar e seus componentes.

1. Medula espinhal
2. Corpo vertebral
3. Disco intervertebral
4. Articulação
5. Raiz nervosa
6. Músculos
7. Ligamentos



Conseqüências possíveis da permanência da postura sentada para as costas:

Uma primeira conseqüência importante da postura sentada é o aumento da pressão dentro do disco intervertebral.
O disco intervertebral é uma estrutura muito importante da coluna funcionando como um amortecedor dos impactos entre as vértebras e aliviando o atrito. Ele é similar a uma esponja: quando apertamos (comprimimos) o líquido sai, se aliviamos a pressão o líquido entra. Se o aumento de pressão for grande e contínuo, o líquido sairá mais do que entrará e o disco desidratará perdendo então sua função amortecedora. Isso pode ser percebido através do simples fato de passarmos da postura em pé para sentada, na qual a pressão dentro do disco aumenta aproximadamente 35% (isso se sentarmos nas melhores condições possíveis).

Conforme a Figura 3 pode-se observar que quanto mais fechado for o ângulo entre nosso tronco e coxas, maior tenderá ser a pressão dentro do nosso disco, que ocorre na postura d; quando passamos da postura b para c aumentamos a sobrecarga em 30%. Ao compararmos a postura c à postura em pé já teremos aumentado em mais de 70% a sobrecarga em nossa coluna. A postura a representa a posição ideal para se sentar.



A segunda conseqüência importante da postura sentada é que, com o achatamento do arco lombar, como pode ser visto na Figura 4, todas as estruturas que ficam na parte de trás da coluna ligamentos, pequenas articulações, nervos, músculos) são esticadas. Como essas estruturas são muito sensíveis, com o passar do tempo pode aparecer dor na região lombar, sobretudo quando mantemos o corpo dobrado para frente.



A terceira conseqüência da postura sentada é decorrente das duas primeiras. Quando inclinamos nosso corpo para frente a região central do disco intervertebral chamada núcleo é empurrada para trás, podendo enfraquecer a parede do disco facilitando o aparecimento de pequenas rachaduras. Se condições diversas também estiverem presentes, como idade superior a 35 anos, predisposição individual, esforço manual excessivo ou repentino, mais de cinco anos de trabalho na postura sentada, aumentam a chance de ocorrer uma hérnia de disco, ilustrada na Figura 5.



Em função de todas essas conseqüências prejudiciais da postura sentada prolongada ao nosso corpo podemos perceber a importância de saber sentar.

Dentre algumas dicas para quem quer sentar direito podemos citar o uso adequado do encosto da cadeira que deve, de preferência, ser móvel e ajustável. Com esse procedimento simples, parte do peso do corpo é transferida para o apoio, diminuindo assim a sobrecarga nas costas.

Francilla Rodrigues
É Fisioterapeuta,Pós - Graduada pela UNIFESP

Contatos: conceitoacao@marcosmaximino.psc.br


    |
|