ÁREA VIP
MURAL & OUTROS
ARTIGOS
CONTATO
MAPA DO SITE



MURAL


As dez maiores dicas de todos os tempos para dieta durante as festas


Especialistas oferecem suas dez maiores "dicas" sobre como lidar com as tentações [que comprometem] as dietas durante as festas natalinas.

Por: Kathleen Zelman, MPH, RD/LD

Férias fazem a família e os amigos se aproximarem para celebrar tradições e espalhar alegria. Elas também trazem muitas oportunidades para socializar, comer e beber. Mesmo as pessoas mais disciplinadas lutam com a tentação de comer muito durante a temporada de férias (festas de fim de ano?).

Para navegar entre as armadilhas da festa e manter a sua dieta saudável, você precisa de uma estratégia. Os especialistas concordam: tendo um plano à mão, isto irá ajudá-lo a lidar com esta situação noite após noite.

"Pense no seu apetite como uma conta bancária e imagine o quanto você gasta com bebidas, antepastos, entradas e sobremesa" alerta Michelle May, M.D. autora de Estou Faminto? O que Fazer quando as Dietas não Funcionam. Ela sugere que você se permita deleitar-se com suas comidas prediletas - em porções sensatas.

Para ajudá-lo a sobreviver nas épocas de festas, sem ganhar peso o WebMD consultou gurus das dietas por todo país sobre quais seriam suas melhores dicas para dietas.

1. Corte as guarnições. Vá para fora e enfeite os vestíbulos com galhos de azevinho, enfeites e luzes, mas quando chegar à comida dos feriados vá com calma. Para cortar calorias, vá devagar ao adicionar nozes, queijo, molhos cremosos,molho madeira, manteiga e chantilly - adições que não acrescentam muito à refeição, mas que podem somar muito à medida de sua cintura. Corte as calorias onde quer que você possa, de modo que você deixe a festa sentindo-se satisfeito, mas não empanturrado, recomenda Carolyn O'Neil, MS, RD autora de The Dish on Eating Healthy and Being Fabulous (Como Construir um Prato Saudável e Sentir-se Fabuloso).

2. Vista agasalhos conformáveis e mantenha uma das mãos ocupada. Quando você usa um acessório apertado existem possibilidades de que você esteja demasiado ocupado em conter seu estomago para não comer em demasia. Enquanto você ficar de pé parecendo elegante nos feriados, fique segurando uma bebida na sua mão dominante de modo que não seja fácil pegar comida, recomenda a especialista em obesidade Cathy Nonas, MS, RD.

3. Masque goma de mascar. Quando você não quiser comer, coloque na sua boca uma goma de mascar sem açúcar. Isto funciona bem quando você estiver cozinhando ou quando você não estiver tentando "mergulhar no buffet" , diz Nonas.

4. Seja um snob de comida. Se você não gosta dela, não a coma, diz a porta-voz da Associação Dietética Americana, Melinda Johnson, MS, RD. Explore o buffet para encontrar comida que você realmente aprecia e passe por cima dos pratos diários que estão disponíveis durante o ano inteiro. E não pense que é sua responsabilidade experimentar tudo o que estiver no buffet. Vá em frente e seja indulgente consigo mesmo com relação às suas comidas favoritas servidas nesse feriado; depois, encontre um sofá e, vagarosamente e conscientemente, saboreie cada bocado.

5. Não pule refeições. Sempre se alimente normalmente no dia da festa. "As pessoas que pulam refeições, para economizarem calorias, tendem a comer em demasia tudo que estiver à vista quando chegam à festa", diz Katherine Talllmaddge, MA, RD, autora de Diet Simple (Faça Dieta com Simplicidade). "Comendo com sensibilidade durante o dia você irá manter o limite do seu apetite e o seu controle". "Comece com um café da manhã nutritivo, tenha um almoço leve, depois um lanchinho ou uma salada um pouco antes do evento".

6. Prepare-se com antecedência. Quando você chega em uma festa, apanhe uma água com gás para início de conversa e espere pelo menos 30 minutos para comer.Isto lhe dará tempo para relaxar, ficar confortável nos arredores e dar uma primeira olhada nas comidas do buffet antes de "mergulhar" nele, diz Talmmadge.O buffet é um convite para comer tudo que você pode, a menos que você o averigúe cuidadosamente e seja prudente, você desejará comer demais.

7. Acrescente brincadeiras e jogos. Cynthia Sass, MPH, MA, RD, co-autora de "Your Diet Is Driving Me Crazy" (Sua Dieta Está me Levando à Loucura), propõe tirar o enfoque da comida e fazer com que parentes e amigos se tornem mais ativos durante a festa. Pense em jogar bochas1 , jogar peteca2 . Dentro de casa tente uma brincadeira espirituosa de charadas3 , ou compre uma fita de vídeo que ensine a dança de salão, seguida por um baile. "As melhores festas incluem dançar, então, por que não incluir a dança após a refeição, por ser uma nova tradição nas festas natalinas e uma excelente forma de diversão e recreação?", pergunta David Katz, MD, MPH, autor de The Flavor Point Diet (A Dieta do Ponto de Qualidade).

8. Alterne bebidas alcoólicas com não- alcoólicas. Bebidas alcoólicas estão cheias de calorias - especialmente as mais tomadas nos finais de ano, tais como a gemada4 . "Corte suas calorias alcoólicas pela metade alternando a ingestão de água ou soda entre uma bebida alcoólica e outra", aconselha Katz.

9. Pule os antepastos. "Evite se fartar de antepastos.", diz Katz. Se você tiver necessidade de uma "boquinha" antes da refeição, coma saladas, frutas, legumes crus ou uma pequena quantidade de frutas secas.

10. Limite a variedade. Brian Wansink, PhD, autor de Mindless Eating (Comer Insensato), sugere colocar somente dois itens [duas variedades] em seu prato quando você for se servir. Volte tantas vezes quantas for necessário, mas somente apanhe dois itens a cada vez. "A variedade estimula o apetite, e se você limitar suas escolhas para somente uns poucos itens e perseverar neles, será mais fácil se controlar do que se comer um pouquinho de cada um dos 20 pratos diferentes", assente Katz.

As confraternizações [bem como as festas de fim-de-ano] são muito mais que comidas e bebidas. São um momento para gozar as tradições da época e cultivar a companhia de familiares e amigos. Se você mantiver o enfoque no espírito da época - e atender os conselhos de nossos especialistas - você provavelmente passará pelas festas sem ganhar um grama.

E, se você quiser "chutar o pau-da-barraca", não se condene por isso, dizem os especialistas. Somente volte, imediatamente, à alimentação normal e aos exercícios [físicos]; e trate de melhorar seu desempenho na próxima festa.

1N. do Trad.: Nos E.U.A . é costume jogar o Jogo da Ferradura.
2N. do Trad.: No original: deslizar de trenó, patinar no gelo e fazer bonecos de neve. A escolha dos jogos poderá ser feita de acordo com a cultura da região. Por exemplo, brincar de esconde-esconde, pegador, calçadinha é minha, lenço atrás, amarelinha...
3N. do Trad.: escolha entre telefone sem fio, mímica, etc.
4N. do Trad.: Nos Estados Unidos é comum no fim de no fazerem várias bebidas com vários produtos mais adição de gemada

FONTES: Michelle May, MD, autora de Am I Hungry? What to Do when Diets Don't Work, Carolyn O'Neil, MS. RD, autora de The Dish on Healthy and Being Fabulous, Cathy Nonas, MS, RD, porta voz, American Dietetic Association (ADA) ; Diretora, dos programas de diabetes e obesidade, North General Hospital, New York, Melinda Johnson, MS, RD, porta voz, ADA, Katherine Tallmadge, MA, RD, porta voz, ADA; autora de Diet Simple, Cynthia Sass, MPH, RD, porta voz, ADA; co-autora , Your Diet is Driving Me Crazy, David Katz, MD, MPH, associated professor, Yale University School of Public Health; autor, The Flavor Point Diet, Brian Wansink, PhD, autor, Mindless Eating, professor e director, Cornell University Food and Brand Lab, New York.

Artigo especial da Web MD publicado em 01/12/2006.
Página original: http://webmed.com/content/Article/130/117664.htm
Acessado em 15/03/2007 Tradução de Reynaldo Ramos Maximino
Revisão e Adaptação de Marcos Rodrigues Maximino
Contatos: conceitoacao@marcosmaximino.psc.br

    |
|