® Grandes Mudanças a partir de Pequenos Gestos
Vivemos em mundo cada vez mais exigente, onde a palavra de ordem é globalização. É fato que a globalização está presente em todos os momentos de nossa vida e nos é muito útil, temos as informações em tempo real. Porém, nosso corpo não conseguiu acompanhar todo esse avanço. Somos bombardeados com informações; na tela do computador, nos e-mails, nas revistas, jornais, "outdoors" espalhados pela cidade. Para todos os lados que olhamos, lemos alguma coisa, vemos uma informação em forma de imagem ou som. Será que ao final do dia não estamos saturados de tanta informação?
No mundo corporativo as informações nos são dadas e cobradas em velocidade recorde, quem não se adequa está fora, gerando assim o stress diário, a alta competitividade, o subir a qualquer custo. Por conta disso nos tornamos pessoas mais duras, intolerantes, rígidas e insensíveis no tratar com o próximo. Seja esse próximo nosso colega de trabalho, o caixa do supermercado, nosso filho, nossos pais, nosso companheiro.
Estamos perdendo a docilidade nos relacionamentos, não conseguimos dizer "bom dia", "com licença", "por favor", "obrigada", "desculpa"; não conseguimos parar por um segundo e perguntar ao nosso colega se ele precisa de ajuda; perguntar ao nosso marido/esposa como foi o dia.
O que podemos fazer para atenuar essa situação, tornar o dia-a-dia mais leve, menos estressante?
Tenho certeza de que pequenos gestos incorporados em nosso dia-a-dia fazem toda a diferença; ser gentil, olhar as pessoas nos olhos, sorrir, deixar a pessoa que tem pressa passar na frente, respeitar a faixa de pedestres, cumprimentar as pessoas, elogiá-las.
Pequenas coisas que se começarmos a exercitar todos os dias, vão se tornar um hábito e aos poucos todos os que convivem conosco vão perceber essa diferença e vão querer fazer diferente também...e aí...provavelmente teremos um ambiente mais leve, mais saudável, mais feliz!
Lucilia Medeiros
É Farmacêutica, Mestre em Farmácia pela Universidade de São Paulo
Contatos: conceitoacao@marcosmaximino.psc.br
|