ÁREA VIP
MURAL & OUTROS
ARTIGOS
CONTATO
MAPA DO SITE




MURAL

Seis Graves Sintomas de Ordem Médica


Aprenda a reconhecer esses sintomas. Você pode ajudar a salvar a vida de alguém


A
lguns sintomas médicos são avisos do organismo dizendo a você que necessita de cuidados imediatos.
Aprenda a reconhecer esses seis sintomas.

Do mesmo modo que uma luz vermelha acende no painel de um automóvel, o corpo humano envia um sinal quando alguma coisa funciona mal. Dor no peito, respiração fraca, tontura, são alguns sintomas médicos familiares. Mas, outros problemas podem surgir em você - dores localizadas, caroços e inchaços.

Quando eles são importantes, quando não o são?

No livro Os Sinais de Luz Vermelha de Aviso de Perigo de Seu Corpo (Your Body's Red Light Warning Signals), Neil Shulman, MD, fornece um completo " manual do proprietário" para o corpo humano. Seu livro relaciona centenas de sintomas médicos que podem significar vida ou morte, ou grave invalidez.

Shulman, um professor de medicina interna na Emory University School of Medicine em Atlanta, é autor de numerosos livros médicos e monografias cientificas.

É uma matéria séria em que relaciona a "terroristas no interior de nosso corpo", conforme disse em WebMD. Os sintomas são "caminho para a morte para um demasiado número de pessoas. Existem tremendo sofrimento e morte horrível que poderiam ser evitados, mas as pessoas não sabem que existe algo errado."

Na realidade, isso acontece com muita freqüência: um sintoma não é compreendido - e isso leva a um trágico final. Ou é capturado há tempo, e uma vida é salva. Totalmente de forma literal, é isso que de forma dramática, Shulman diz em WebMD.

Aqui se seguem "seis alertas" - seis sintomas médicos - que você deve ter sempre em mente:

1. Se você estiver inexplicavelmente emagrecendo.
Perda de peso e/ou de apetite, você pode estar com uma subjacente doença grave.
"Se você estiver fazendo dieta, estará esperando que isso aconteça. Porém, se estiver comendo da mesma forma - e agora tem que apertar mais um buraco de seu cinto - você pode ter problemas graves", diz Shulman. "Com câncer no Ovário, o pensamento oposto é verdadeiro", diz ele. Os fluidos são construídos no abdômen, e as mulheres que estão ganhando peso. ",Mas se você tem conservado a mesma média de peso durante anos, e não esta fazendo nada diferente, consulte um médico".

2. Fala ininteligível, paralisia, fraqueza, dores fortes, entorpecimento, e confusão são sinais de um derrame cerebral.
E você deverá se dirigir imediatamente a um pronto socorro adequado. Um pronto atendimento pode evitar danos permanentes ao cérebro ou mesmo salvar sua vida. Fala ininteligível pode com freqüência passar despercebida, diz Shulman. Entretanto, você pode ter um coágulo sanguíneo no interior de um vaso sanguíneo se encaminhando para o cérebro ou sangrando dentro de um vaso sanguíneo.

Outros indicadores:

3. Fezes negras podem indicar hemorragia de um ulcera no estomago ou no intestino.
É importante parar a hemorragia e eliminar o câncer como causa. O que você come modifica a cor das fezes. Mas, fezes negras significam que você pode estar sangrando na parte mais alta do intestino, diz Shulman. Isso pode ser um sinal de uma úlcera sangrando ou câncer no intestino.

4. Uma dor de cabeça acompanhada por endurecimento no pescoço e febre é um indicativo de uma grave infecção denominada meningite.
Na realidade, se você não conseguir colocar seu queixo no seu peito, é um sinal de que você pode ter meningite bacteriana, dia Schulman. Você necessita tomar antibiótico imediatamente, a fim de matar a bactéria antes que a mesma infeccione o cérebro e produza cicatrizes no mesmo.

5. Uma súbita e agoniante dor de cabeça, mais grave de qualquer outra que tenham sentido anteriormente pode significar que você está tendo um sangramento no cérebro. Dirija-se imediatamente a um pronto socorro.
Um aneurisma cerebral é raro, mas pode ocorrer - mesmo em pessoas com menos de quarenta anos de idade. "Ele pode ser bastante desastroso caso não seja tratado", diz Shulman. Se você sente uma severa dor de cabeça, você pode ter um aneurisma, o qual é uma bolsa cheia de sangue protuberante de um ponto fraco na parede da artéria cerebral. Se for tratada antes que se rompa, pode salvar sua vida.

6a. Para mulheres: Sangramento vaginal após a menopausa é um sinal de alerta de um possível câncer.
Algumas mulheres ficam na negativa quando descobrem sangramento após a menopausa. "Outras pensam que seja um pequeno corte, ou algo na sua urina", diz Shulman. Mas, sangramento após a menopausa é um sinal de câncer uterino, o qual é tratável se percebido cedo.

6b. Para homens: Um nódulo no testículo com ou sem um pequeno nódulo na virilha pode ser grave. Câncer testicular é encontrado mais comumente em testículos que não desceram naturalmente do abdômen para o escroto.
Homens, quando vocês estiverem no chuveiro, chequem a si mesmos, diz Shulman. "Isso não significa que deva faze-lo todos os dias, mas de vez em quando. É muito simples, mais simples do que lavar seus cabelos. Ele se torna uma coisa automática, então é fácil de ser lembrada. Se você sabe o que ele é "normal", então você saberá caso esteja "anormal".

"A Roda Rangente" funciona.

Existe um velho ditado que diz: "A roda rangente apanha graxa". Porém isso é vitalmente importante na medicina, diz Shulman. Se você sabe que algo não esta correto com o seu corpo - se você tem aquela grave, esmagadora dor de cabeça, mas os médicos não a estão levando a sério - defenda-se.

Diga aos médicos que você sabe que isso pode ser um problema - "Eu quero que o senhor verifique isso." Se eles se esquivarem, faça isto: "Eu quero que o senhor declare por escrito que recusou a efetuar os exames adequado." Os médicos são seres humanos; eles ficam cansados e confusos. Ajuda chegar aos extremos, para obter suas atenções, diz Shulman.

"Algumas vezes você tem que ser duro", ele diz WebMD. "A pessoa mais provavelmente interessada se você viva ou não é você mesmo. Você é que tem a maior empatia por si mesmo."

Todos adultos - desde o primário até a faculdade e acima desta - deveriam estar familiarizados com os sintomas médicos padronizados, para auxiliar a se preservarem com boa saúde.

Autora: Jeanie Lerche Davis

Fonte: WebMD Revisão de Artigo Especial de autoria de Michael Smith.MD
Publicado originariamente em 07 de julho de 2003.
atualizado em 15 de fevereiro de 2006.




Para referir: WEB MD, 2006. Seis Graves Sintomas de Ordem Médica. disponível em internet: http://www.marcosmaximino.psc.br. Acesso em dd/mm/aaaa
    |
|