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Jogos para Qualidade de Vida

Sementes, Flores e Frutos para uma Vida Melhor.

"Mas assim como o nosso espírito se fortalece na convivência com os espíritos rigorosos e sensatos, também se empobrece e degenera pelo comércio com os vulgares e coentios [...] a contradição das opiniões não me ofende nem me exalta, apenas me fornece oportunidades de me exercitar." (Michael de Montaigne -1533 - 1592).


 

4. Criatividade & Espontaneidade

Para Crianças de 0-4 meses de idade

Exercício 4.1 Brincadeira com Xilofone / Flauta Doce.

 

Objetivo:  Estimular  a diferenciação de respostas mediante estímulos auditivos.

Instruções

Brincar com xilofone e, eventualmente bater em uma nota fora da sequencia previsível:  p. ex.  dó – ré – mi – fá  / dó – ré – mi – fá / dó – ré – mi – lá  / dó – ré – mi – fá / dó – ré – mi – sol / dó – ré – mi – fá / dó – ré – mi – fá

Sorrir – ou até melhor, gargalhar – quando apresentar o som fora da sequencia.

Exercício 4.2 Móbile

Objetivo: estimular a discriminação de formas e contornos diversos.

Instruções
Colocar dentro do campo de visão da criança móbiles de formas diferentes de forma que a criança possa acompanhar visualmente movimentos com objetos de formas diversas.
Os móbiles precisam ter um mesmo padrão:
Um móbile só de esferas
Um móbile só de cubos
Um móbile só de estrelas, etc.

Exercício 4.3 Jogo de esconder II.

Para Crianças de 4 a 24 meses de idade

(esconder e descobrir)

Objetivo: estimular o acompanhamento visual de objetos fora do Eu (localizados nono Isso).

Material:
Diversos objetos de tamanhos, cores e texturas diferentes
Diversas toalhas coloridas
Diversos lugares

Instruções
Esconder e procurar os objetos pela casa, pela sala de aula, pela quadra da escola (aqui podemos usar bolas de diversas cores e tamanhos)
O importante deste jogo é que o adulto varie os objetos e as situações, mantendo um padrão de esconder de forma que a criança possa descobrir o objeto escondido por si só.

Exercício 4.4 Caminhadas do dia a dia

Objetivo:  eliciar o comportamento “fugir da rotina” estimulando a criatividade e a observação atenta.

Instruções
Caminhos diversos para ir para a escola.
Caminhos diversos para retornar para casa.
Participação ativa do Adulto, chamando a atenção para  as coisas relevantes a serem percebidas.

Para crianças de 2 a 7 -8 anos de idade

Exercício 4.5 Jogo de Esconder III

Objetivo:  idem acima.
Instrução: jogos de esconde-esconde, porém em locais e situações diversas

Exercício 4.6 Jogo das Sacolas

Objetivo: lidar  com situações e contextos diversos.

Material: sacolas de diversos tamanhos e formatos Cada criança tem a sua sacola

Instruções:
Esvaziar as sacolas; colocar no centro da sala
Embaralhar as sacolas
Escolher uma sacola
Arrumar o seu material. escolar em uma sacola
Desarrumar
Arrumar o mesmo material em outra sacola de forma e tamanhos diferentes
Terminar sempre arrumando na sua sacola.

Para crianças de 8 a 11-12 anos de idade

Exercício 4.7 Jogo das Atividades Complementares I

(Adaptado de Yozo, 1996)

Objetivos:  percepção visual; memória anterógrada; córtex pré-frontal D; criatividade; espontaneidade; papel e contrapapel.

Instruções:
Ego, através de mímica representa um papel (p. ex. um felino)
(Depois de algumas encenações, pode introduzir verbalizações a fim de facilitar o acerto do grupo.)
Grupo tenta descobrir qual é o significado da mímica
Diretor estimula criança  A  (do grupo) a levantar-se e fazer uma ação complementar ao papel do Ego (um domador ou outro cavalo, p. ex.)
Grupo comenta o que foi feito.
Criança A faz outra mímica. (Para os menores, cochicha com o Ego,  que a auxilia a fazer a mímica e ao grupo para achar a resposta certa, enquanto o Dir “distrai” a atenção do grupo.)
Grupo acha a resposta certa.
Criança  B faz a ação complementar, (com auxílio do Dir, se necessário).
Criança A senta-se de volta para o grupo.
Criança B faz nova mímica (com auxílio do Ego se necessário).
Criança D faz atividade complementar (com auxílio do Dir se necessário).
Segue até todas as crianças realizarem o papel principal e também o complementar.
Comentários.

Para crianças de 12 a 15-16 anos de idade

Exercício 4.8 Concurso de Redação

Objetivos: inteligência verbal; comunicação e expressão escrita e oral; valores e  crenças sociais; amadurecimento das emoções; criatividade e espontaneidade.

 

Material para aula de Educação Artística

Instruções

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Exercício 4.9 Jogo das Atividades Complementares II

(Adaptado de Yozo, 1996)

Objetivos: valores sociais; identidade profissional.

Instruções
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Para adolescentes de 15 anos em diante

Exercício 4.10 Jogo das Atividades Complementares III

(Forma expandida do exercício 4.8)

Objetivos: expressão corporal; capacidade de improvisar; percepção do Outro; identidade profissional.


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Exercício 4.11 Subgrupos em Grupo

Objetivos:  identidade de gênero; conceito de classes; conceito de composição aditiva de classes; adição secundária de classes; agrupamentos lógicos e infralógicos.
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Fonte(s):

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BUBER, M. (1974). Eu e TU. São Paulo: Moraes.
CARDOSO, R. (2005). Medicina e Meditação. São Paulo: MG Editores.
COBRA, N. (2000). A Sememte da Vitória. São Paulo: SENAC.
FERNANDES, P. (2002). Nhô Totico o Homem das Mil Vozes. Campinas: Corporativa.
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Publicado em 17/04/2011. Atualizado em 17/04/2011.





Para referir: MAXIMINO, M.R., 2011. Jogos para Qualidade de Vida. disponível em internet: http://www.marcosmaximino.psc.br. Acesso em dd/mm/aaaa
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