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Jogos para Qualidade de Vida

Sementes, Flores e Frutos para uma Vida Melhor.

"As palavras-princípio não exprimem algo que pudesse existir fora delas, mas uma vez proferidas, elas fundamentam uma existência
As palavras-princípio são proferidas pelo ser.
Se se diz Tu profere-se também o Eu da palavra-princípio Eu-Tu.
Se se diz Isso, profere-se também o Eu da palavra-princípio Eu-Isso.
A palavra-princípio Eu-Tu só pode ser proferida pelo ser na sua totalidade." (Martin Buber, 1974).


 

5. Formação da Identidade: diferenciando Eu do Outro

 

Para crianças de 4 a 11-12 meses de idade

Exercício 5.1
Meu Eu; meu melhor amigo.

Objetivos: imagem corporal; reconhecimento do Eu; imaginação.

Material: giz; papel craft.

Instruções
Criança deitada no chão, sobre o papel.
Outra criança – ou adulto – contorna com giz o corpo da criança
Inversão das crianças
A criança levanta e observa o contorno do próprio corpo
A criança conta uma historia para si mesmo.

Para crianças de 8 a 12-13 meses de idade

Exercício 5.2
Encontrando meus brinquedos

Objetivos: iniciativa; motricidade grossa.

Material: objetos vários, tais como cubos de madeira, bolinha de celulóide, discos de madeira, cilindros de plástico etc.
Um anteparo de espuma  de densidade rígida (200 x 150 x 10 mm) para o adulto manipular.
Deixar o s objetos ao redor, observando atentamente qual deles é o objeto de desejo da criança
Quando a criança demonstrar que quer apanhar aquele objeto, o adulto interpões o anteparo entre o objeto e a mão da criança, de forma que a impeça de pegar.
A criança deverá retirar o anteparo (o adulto não oferece resistência) e atingir o objeto.
Reforçar o êxito da criança comemorando com alegria: “ – Parabéns! Você conseguiu!
Retirar o objeto do setting da brincadeira.
“ – Agora escolha outro.”
Repetir até a criança se desinteressar ou até o último objeto.

Para crianças de 12 a 24 meses de idade

Exercício 5.3
Esferas em movimento

Objetivos: percepção visual; percepção do Outro.

Material: bolas de borracha de tamanhos e cores diversas; (no mínimo 04); mesa tamanho infantil, um pote de plástico capaz  de guardar todas as bolinhas.

 Instruções
Diante da mesa, escolher uma bolinha qualquer, colocando no centro da mesa.
Escolher outra bolinha, e jogar pela mesa para que bata nas bordas e atinja a primeira.
A criança repete com 2 bolinhas algumas vezes (máx.3)
.
Introduzir a 3ª. Bolinha, estimulando a criança  a jogá-la para que bata em uma das duas ou em ambas.

Repetir até a criança perder interesse pelos movimentos (trajetórias) que as bolinhas em questão descrevem.
Variação deste exercício

Sobre um tabuleiro do tipo “mesa de bilhar”, jogar as bolinhas umas contra as outras, uma de cada vez, observando a trajetória que uma ou mais bolas descrevem.

Para criançs de 18 a 24 meses de idade

Exercício 5.4
Jogos de esconder III

 

Objetivos:  idem a Jogos de Esconder II (ver)

Material: um objeto pequeno que caiba escondido dentro de uma das mãos fechadas; um objeto maior (uma bola de pingue-pongue p. ex.), um limão, uma laranja; um travesseiro;  duas caixas de mágico que caibam uma dentro da outra;  dois  panos não transparentes de 1,5 x 1,5 m (que cubram totalmente a caixa maior).

Instruções
Sentados no chão, de frente um para o outro. Adulto coloca o  ao travesseiro atrás do seu corpo.
Mostra o objeto para a criança e, diante dela fecha a mão. Coloca a mão para trás e esconde o chaveiro sob o travesseiro. Mostra a mão vazia para a criança.
“Onde está o chaveiro? Você  consegue encontrar?”
A criança se estiver madura o suficiente deverá ter capacidade de descobrir o chaveiro debaixo do travesseiro.
Repetir a operação com a bolinha de pingue-pongue.
Mudar para a caixa de mágico menor e o limão.
Retirar a caixa menor de dentro da maior sob o pano, mantendo a menor e a maior escondida
Mudar para a caixa de mágico maior e a laranja
Alternar:  a caixa de mágico menor com a laranja e depois a caixa de mágico maior com o limão.

Observação. Estabelecer uma premiação para reforçar sempre que a criança for bem sucedida.
Se não for, treinar novamente até a criança acertar.

Para crianças de 2 a 7-8 anos

Exercício 5.5.
Descobrindo o próprio corpo

Objetivos: resgatar a percepção do Eu; resgatar a consciência corporal dos primeiros meses de vida; promover a integração de esquemas corporais; desenvolver os sentidos “visão”; “tato”; desenvolver a coordenação motora.

Material: colchonetes ou tapete.

Instruções
Caminhar pela sala relaxando o corpo e respirando profundamente;
Diminuir gradativamente o ritmo do caminhar até parar;
Escolher um local para deitar confortavelmente
Fechar os olhos e prestam a atenção em suas mãos: primeiro, a mão dominante explora a outra mão, percebendo a forma o tamanho, a textura, a temperatura etc.
Inverter:  a mão não dominante explora a outra.
Ambas as mãos exploram o próprio rosto
Ambas as mãos exploram a cabeça, a nuca, a garganta, o tórax, o abdome, as pernas e os pés. (adaptado de Yozo, 1996)

Exercício 5.6
Redescobrindo seu próprio corpo

 

Objetivo: Reforçar aspectos do exercício anterior de forma mais elaborada, estabelecendo a noção de estadiamento (etapas).

Material: Lápis 2B; Papel Sulfite A4; Tesoura de pontas curvas.

Instruções
Primeiro momento
Três respirações abdominais profundas. (Expirar lentamente).
Olhar atentamente para a palma da mão  D por aprox. 40 segundos
Descobrir nas linhas das mãos formatos de galhos de árvores
Descobrir qual dedo é mais gordo
Verificar com  a  outra mão (apertando de leve) se é mesmo
Descobrir qual dedo é mais magro
Verificar com  a  outra mão (apertando de leve) se é mesmo
Segundo momento
Três respirações abdominais profundas. (Expirar lentamente).
Girar a mão sobre o próprio eixo
Olhar atentamente para o dorso da mão  D por aprox. 40 segundos
Descobrir as rugas, os sinais, as articulações
Tocá-las com o auxílio da outra mão
Terceiro momento
Três respirações abdominais profundas. (Expirar lentamente)
Colocar a mão sobre a folha de sulfite.
O adulto deve auxiliar a criança a circular a mão com o lápis para que fique o desenho da mão no papel.
Repetir a operação com a mão E.

Recortar as mãos [anotar o nome da criança e a mão (D ou E)]
Comparar os recortes de papel entre si. Comparar com os colegas.

Último momento
Entregar para os pais guardarem de recordação.

 

Exercício 5.7
Invertendo as situações ruins

Objetivo: desenvolvimento de esquemas próprios de combinações de redução de traumas.

Material: Jogo de Bonecos “Família”; Brinquedos vários (carrinhos, utensílios; casa de bonecas etc.)

Instruções

[ Entre em contato e solicite o material completo ]

Para crianças de  8 a 11-12 anos de idade

Exercício 5.8
Um objeto pessoal

Objetivos: centrar no Eu; conhecimento do Eu; reconhecimento do Eu a partir do Outro.

Material: material escolar ou alguns brinquedos prediletos.

Instruções
[ Entre em contato e solicite o material completo ]

Para adolescentes  de  12 a 15-16 anos de idade

Exercício 5.9
Homenagem a Nhô Totico: quando Eu for Prefeito desta Cidade.

 

Objetivos: memória sensorial; estadiamento; partes do todo;  construção de uma gestalt.

Material: papel sulfite cortado em tiras de 10 x 03 cm aproximadamente; caneta; prancheta; uma bolinha de tênis; Mural e alfinetes para o mural.
 Adolescentes sentados em círculo, Dir e Ego incluídos no círculo sentados lado a lado.
Mote:
“ – Quando eu for prefeito desta cidade eu vou ________________.”

Instruções
Diretor inicia com a bolinha na mão.
” – Quando eu for prefeito desta cidade eu vou fazer um jogo como este com os cidadãos. ”
Passa a bolinha para o Ego
Ego segue:
“ – Quando eu for perfeito desta cidade eu vou tirar todas as subidas; vou deixar somente as descidas. ”
Joga a bolinha para um adolescente qualquer.
Diretor  anota em uma tirinha de papel: tirar todas as subidas; deixar somente descidas.
Adolescente A:
“ – Quando eu for prefeito desta cidade eu vou fazer mais praças. ”
Joga a bolinha para outro qualquer.
Dir anota em outra tirinha de papel: farei mais praças.
Segue até todos participarem pelo menos cinco vezes.
Grupo espalha as tirinhas de papel e tenta montar um parágrafo com sentido.
[Caso necessário, Dir vai fazendo  novas tirinhas (preposições, artigos, pontuações etc.) para dar sentido e coerência no parágrafo.]
Afixar a frase no mural
Comentários.


Vital Fernandes da Silva, vulgo Nhô Totico, foi um comediante dos primórdios do Rádio no Brasil.Na década de 1930, criou a Escolinha da Dona Olinda, uma professora de bons modos. “Entre os alunos, havia o "Minguinho, flor de estufa", o filho do doutor; Mingote, o nordestino; Mingau, o italiano; Seu Jorge, o preto velho; Sebastião, o caipira; Soko, o japonês; e Manuel, o português” (cf. Fernandes,2002 ;dispónível na Internet em  Wikipédia acesso em 08/02/2011.

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Fonte(s):

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BUBER, M. (1974). Eu e TU. São Paulo: Moraes.
CARDOSO, R. (2005). Medicina e Meditação. São Paulo: MG Editores.
COBRA, N. (2000). A Sememte da Vitória. São Paulo: SENAC.
FERNANDES, P. (2002). Nhô Totico o Homem das Mil Vozes. Campinas: Corporativa.
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Publicado em 11/05/2011. Atualizado em 11/05/2011.





Para referir: MAXIMINO, M.R., 2011. Jogos para Qualidade de Vida. disponível em internet: http://www.marcosmaximino.psc.br. Acesso em dd/mm/aaaa
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