5. Formação da Identidade: diferenciando Eu do Outro
Para crianças de 4 a 11-12 meses de idade
Exercício 5.1
Meu Eu; meu melhor amigo.
Objetivos: imagem corporal; reconhecimento do Eu; imaginação.
Material: giz; papel craft.
Instruções
Criança deitada no chão, sobre o papel.
Outra criança – ou adulto – contorna com giz o corpo da criança
Inversão das crianças
A criança levanta e observa o contorno do próprio corpo
A criança conta uma historia para si mesmo.
Para crianças de 8 a 12-13 meses de idade
Exercício 5.2
Encontrando meus brinquedos
Objetivos: iniciativa; motricidade grossa.
Material: objetos vários, tais como cubos de madeira, bolinha de celulóide, discos de madeira, cilindros de plástico etc.
Um anteparo de espuma de densidade rígida (200 x 150 x 10 mm) para o adulto manipular.
Deixar o s objetos ao redor, observando atentamente qual deles é o objeto de desejo da criança
Quando a criança demonstrar que quer apanhar aquele objeto, o adulto interpões o anteparo entre o objeto e a mão da criança, de forma que a impeça de pegar.
A criança deverá retirar o anteparo (o adulto não oferece resistência) e atingir o objeto.
Reforçar o êxito da criança comemorando com alegria: “ – Parabéns! Você conseguiu!
Retirar o objeto do setting da brincadeira.
“ – Agora escolha outro.”
Repetir até a criança se desinteressar ou até o último objeto.
Para crianças de 12 a 24 meses de idade
Exercício 5.3
Esferas em movimento
Objetivos: percepção visual; percepção do Outro.
Material: bolas de borracha de tamanhos e cores diversas; (no mínimo 04); mesa tamanho infantil, um pote de plástico capaz de guardar todas as bolinhas.
Instruções
Diante da mesa, escolher uma bolinha qualquer, colocando no centro da mesa.
Escolher outra bolinha, e jogar pela mesa para que bata nas bordas e atinja a primeira.
A criança repete com 2 bolinhas algumas vezes (máx.3)
.
Introduzir a 3ª. Bolinha, estimulando a criança a jogá-la para que bata em uma das duas ou em ambas.
Repetir até a criança perder interesse pelos movimentos (trajetórias) que as bolinhas em questão descrevem.
Variação deste exercício
Sobre um tabuleiro do tipo “mesa de bilhar”, jogar as bolinhas umas contra as outras, uma de cada vez, observando a trajetória que uma ou mais bolas descrevem.
Para criançs de 18 a 24 meses de idade
Exercício 5.4
Jogos de esconder III
Objetivos: idem a Jogos de Esconder II (ver)
Material: um objeto pequeno que caiba escondido dentro de uma das mãos fechadas; um objeto maior (uma bola de pingue-pongue p. ex.), um limão, uma laranja; um travesseiro; duas caixas de mágico que caibam uma dentro da outra; dois panos não transparentes de 1,5 x 1,5 m (que cubram totalmente a caixa maior).
Instruções
Sentados no chão, de frente um para o outro. Adulto coloca o ao travesseiro atrás do seu corpo.
Mostra o objeto para a criança e, diante dela fecha a mão. Coloca a mão para trás e esconde o chaveiro sob o travesseiro. Mostra a mão vazia para a criança.
“Onde está o chaveiro? Você consegue encontrar?”
A criança se estiver madura o suficiente deverá ter capacidade de descobrir o chaveiro debaixo do travesseiro.
Repetir a operação com a bolinha de pingue-pongue.
Mudar para a caixa de mágico menor e o limão.
Retirar a caixa menor de dentro da maior sob o pano, mantendo a menor e a maior escondida
Mudar para a caixa de mágico maior e a laranja
Alternar: a caixa de mágico menor com a laranja e depois a caixa de mágico maior com o limão.
Observação. Estabelecer uma premiação para reforçar sempre que a criança for bem sucedida.
Se não for, treinar novamente até a criança acertar.
Para crianças de 2 a 7-8 anos
Exercício 5.5.
Descobrindo o próprio corpo
Objetivos: resgatar a percepção do Eu; resgatar a consciência corporal dos primeiros meses de vida; promover a integração de esquemas corporais; desenvolver os sentidos “visão”; “tato”; desenvolver a coordenação motora.
Material: colchonetes ou tapete.
Instruções
Caminhar pela sala relaxando o corpo e respirando profundamente;
Diminuir gradativamente o ritmo do caminhar até parar;
Escolher um local para deitar confortavelmente
Fechar os olhos e prestam a atenção em suas mãos: primeiro, a mão dominante explora a outra mão, percebendo a forma o tamanho, a textura, a temperatura etc.
Inverter: a mão não dominante explora a outra.
Ambas as mãos exploram o próprio rosto
Ambas as mãos exploram a cabeça, a nuca, a garganta, o tórax, o abdome, as pernas e os pés. (adaptado de Yozo, 1996)
Exercício 5.6
Redescobrindo seu próprio corpo
Objetivo: Reforçar aspectos do exercício anterior de forma mais elaborada, estabelecendo a noção de estadiamento (etapas).
Material: Lápis 2B; Papel Sulfite A4; Tesoura de pontas curvas.
Instruções
Primeiro momento
Três respirações abdominais profundas. (Expirar lentamente).
Olhar atentamente para a palma da mão D por aprox. 40 segundos
Descobrir nas linhas das mãos formatos de galhos de árvores
Descobrir qual dedo é mais gordo
Verificar com a outra mão (apertando de leve) se é mesmo
Descobrir qual dedo é mais magro
Verificar com a outra mão (apertando de leve) se é mesmo
Segundo momento
Três respirações abdominais profundas. (Expirar lentamente).
Girar a mão sobre o próprio eixo
Olhar atentamente para o dorso da mão D por aprox. 40 segundos
Descobrir as rugas, os sinais, as articulações
Tocá-las com o auxílio da outra mão
Terceiro momento
Três respirações abdominais profundas. (Expirar lentamente)
Colocar a mão sobre a folha de sulfite.
O adulto deve auxiliar a criança a circular a mão com o lápis para que fique o desenho da mão no papel.
Repetir a operação com a mão E.
Recortar as mãos [anotar o nome da criança e a mão (D ou E)]
Comparar os recortes de papel entre si. Comparar com os colegas.
Último momento
Entregar para os pais guardarem de recordação.
Exercício 5.7
Invertendo as situações ruins
Objetivo: desenvolvimento de esquemas próprios de combinações de redução de traumas.
Material: Jogo de Bonecos “Família”; Brinquedos vários (carrinhos, utensílios; casa de bonecas etc.)
Instruções
[ Entre em contato e solicite o material completo ]
Para crianças de 8 a 11-12 anos de idade
Exercício 5.8
Um objeto pessoal
Objetivos: centrar no Eu; conhecimento do Eu; reconhecimento do Eu a partir do Outro.
Material: material escolar ou alguns brinquedos prediletos.
Instruções
[ Entre em contato e solicite o material completo ]
Para adolescentes de 12 a 15-16 anos de idade
Exercício 5.9
Homenagem a Nhô Totico: quando Eu for Prefeito desta Cidade.
Objetivos: memória sensorial; estadiamento; partes do todo; construção de uma gestalt.
Material: papel sulfite cortado em tiras de 10 x 03 cm aproximadamente; caneta; prancheta; uma bolinha de tênis; Mural e alfinetes para o mural.
Adolescentes sentados em círculo, Dir e Ego incluídos no círculo sentados lado a lado.
Mote:
“ – Quando eu for prefeito desta cidade eu vou ________________.”
Instruções
Diretor inicia com a bolinha na mão.
” – Quando eu for prefeito desta cidade eu vou fazer um jogo como este com os cidadãos. ”
Passa a bolinha para o Ego
Ego segue:
“ – Quando eu for perfeito desta cidade eu vou tirar todas as subidas; vou deixar somente as descidas. ”
Joga a bolinha para um adolescente qualquer.
Diretor anota em uma tirinha de papel: tirar todas as subidas; deixar somente descidas.
Adolescente A:
“ – Quando eu for prefeito desta cidade eu vou fazer mais praças. ”
Joga a bolinha para outro qualquer.
Dir anota em outra tirinha de papel: farei mais praças.
Segue até todos participarem pelo menos cinco vezes.
Grupo espalha as tirinhas de papel e tenta montar um parágrafo com sentido.
[Caso necessário, Dir vai fazendo novas tirinhas (preposições, artigos, pontuações etc.) para dar sentido e coerência no parágrafo.]
Afixar a frase no mural
Comentários.
Vital Fernandes da Silva, vulgo Nhô Totico, foi um comediante dos primórdios do Rádio no Brasil.Na década de 1930, criou a Escolinha da Dona Olinda, uma professora de bons modos. “Entre os alunos, havia o "Minguinho, flor de estufa", o filho do doutor; Mingote, o nordestino; Mingau, o italiano; Seu Jorge, o preto velho; Sebastião, o caipira; Soko, o japonês; e Manuel, o português” (cf. Fernandes,2002 ;dispónível na Internet em Wikipédia acesso em 08/02/2011.
_____________________
_____________________
Capitulo anterior: clique aqui
Próximo capítulo clique aqui
______________________
Fonte(s):
ANDREWS, S. (2003). Stress a seu Favor. São Paulo: Ágora.
BALDWIN, A. L. (1973). Teorias do Desenvolvimento da Criança. São Paulo: Pioneira.
BARROSO, P. (2010). Dinâmicas para Sala de Aula. São Paulo, SP, Brasil.
BUBER, M. (1974). Eu e TU. São Paulo: Moraes.
CARDOSO, R. (2005). Medicina e Meditação. São Paulo: MG Editores.
COBRA, N. (2000). A Sememte da Vitória. São Paulo: SENAC.
FERNANDES, P. (2002). Nhô Totico o Homem das Mil Vozes. Campinas: Corporativa.
FERRACIOLI, L. (1999). Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensino-aprendizagem em Cièncias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , 5-18.
FLAVELL. (1986). John H. São Paulo: Pioneira.
GREEMBERGER, D., & PADESKY, C. (1999). A mente Vencendo o Humor. Porto Alegre: Artmed.
J.S., F. F. (1980). Psicodrama da Loucura. São Paulo: Ágora.
LEITE, J. (2005). Roda da Vida - CD Rom. Material didático do Curso de Medicina Comportamental do Depto. de Psicobiologia da UNIFESP. São Paulo, SP, Brasil.
LIIUBOMIRSKY, S. (2004). Felicidade. In: S. M.E., Felicidade Autêntica (p. 62). Rio de janeiro: Objetiva.
LIIUBOMIRSKY, S. (2004). Felicidade. In: S. M.E., Felicidade Autêntica (p. 62). Rio de Janeiro: Objetiva.
MEIRELES, C. (1956; 2008). O Romanceiro da Inconfidência. Nova Fronteira.
PASCUAL, J. G. (1999). Autonomia Intelectual e Moral como Finallidade da Educação Contemporânea. Psicologia Ciència e Profissão , 19 (3) 2-11.
PATRIK, G. N. (1999). Conversion of p35 to p25 desregulates Cdk5 actitity and promotes neurodegeneration. Nature , (402) 615-622.
PIAGET, J. (1967). Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense.
PIAGET, J. (1967). Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense.
PIAGET, J. (1950a). Une Exppérience sur la Psychologie du Hassard ches l'Enfant: le Tirage ou Sort des Couples. Acta Psychol. , 323-336.
SANDOR, P. (1982). Técnicas de Relaxamento. São Paulo: Vetor.
SANTOS, A. G. (1991). Psicodrama. In: C. R.-6. CRP/06, Psyché (pp. 21 -37). São Paulo: Oboré Editorial.
SILVEIRA, J., & MAXIMINO, M. (10 de 2009). http://www.marcosmaximino.psc.br/lemon.asp. Acesso em 10 de 03 de 2011, disponível em Conceito-ação: http://www.marcosmaximino.psc.br
VARELLA, D. (20 de 01 de 2007). Paulo Preto. Folha de S. Paulo .
VARELLA, D. (2011). Sexo e Cérebro. Acesso em 14 de 03 de 2011, disponível em Site Oficial do Dr. Drauzio Varella: http://www.drauziovarella.com.br
WALLACE, R. e. (september de 1971). A wakeful hypometabolic physiologic state. 221 (3) 795-799.
YOZO, R. Y. (1996). 100 Jogos para Grupos. São Paulo: Ágora.
Publicado em 11/05/2011. Atualizado em 11/05/2011.
Para referir: MAXIMINO, M.R., 2011. Jogos para Qualidade de Vida. disponível em internet: http://www.marcosmaximino.psc.br. Acesso em dd/mm/aaaa