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Jogos para Qualidade de Vida

Sementes, Flores e Frutos para uma Vida Melhor.

"A palavra-princípio EU-ISSO não tem nada mal em si porque a matéria não tem nada de mal em si mesma. O que existe de mal é o fato de a matéria pretender ser aquilo que existe. Se o [ser humano] permitir, o mundo do ISSO, no seu contínuo crescimento, o invade e seu proprio EU perde a sua atualidade, até que o pesadelo sobre ele e o fantasma no seu interior sussurram um ao outro convfessando sua perdição." (Martin Buber, 1974).


 

6. Formação da Identidade: reconhendo o Eu

 

Para crianças de 06 a 10-11 anos de idade

Exercício 6.1

As Pedras

(Fonte: Dinâmicas de Grupo.com)

Objetivo: Despertar para a originalidade de cada um como pessoa. Descobrir detalhes de sua pessoa que marcam diferenças – somos únicos, originais, diferentes...

Material: Muitas pedras, das mais variadas formas, porém do mesmo estilo para que a sua diferenciação não seja muito facilitada. Cd, música suave.

Instruções:

• O Facilitador coloca todas as pedras no centro do círculo de modo
que todos possam vê-las. Em seguida motiva o grupo para observar bem cada pedra que está no chão e escolher uma com a qual se identifica por algum motivo (cada pessoa deve escolher a “sua” pedra)
• Assim que todos tiverem feito sua escolha, sugerimos um momento de reflexão pessoal, em que cada um deverá encontrar, na “sua” pedra, suas próprias características pessoais.
• As pedras deverão então ser devolvidas ao centro do círculo, de modo que todos voltem a vê-las.
• Depois de observar novamente todas as pedras, cada um vai pegar a “sua” novamente. (Isso é muito importante. Os detalhes irão ajudar. Quem sabe um ajuda o outro, se por acaso alguém se confundir na hora de pegar a sua entre todas as outras.)
• Finalmente, todos são convidados caracterizar a sua pedra:
Identificar a “sua’  pedra
Dar um nome para ela
Dizer o que ela gosta / não  gosta / se está alegre / triste /
O que ela quer ser quando for uma pedra adulta

Para adolescentes de 12 a 15-16 anos de idade

Exercício 6.2

As pedras II

(Fonte: Dinâmicas de Grupo.com)

Objetivos: Despertar para a originalidade de cada um como pessoa. Descobrir detalhes de sua pessoa que marcam diferenças – somos únicos, originais, diferentes.

Material: Muitas pedras, das mais variadas formas, porém do mesmo estilo para que a sua diferenciação não seja muito facilitada. Cd, música suave.

Instruções
 • O Facilitador coloca todas as pedras no centro do círculo de modo que todos possam vê-las. Em seguida motiva o grupo para observar bem cada pedra que está no chão e escolher uma com a qual se identifica por algum motivo (cada pessoa deve escolher a “sua” pedra)
• Assim que todos tiverem feito sua escolha, sugerimos um momento de reflexão pessoal, em que cada um deverá encontrar, na “sua” pedra, suas próprias características pessoais.
• As pedras deverão então ser devolvidas ao centro do círculo, de modo que todos voltem a vê-las.
• Depois de observar novamente todas as pedras, cada um vai pegar a “sua” novamente. (Isso é muito importante. Os detalhes irão ajudar. Quem sabe um ajuda o outro, se por acaso alguém se confundir na hora de pegar a sua entre todas as outras.)
• Finalmente, todos são convidados caracterizar a sua pedra:
Identificar a sua pedra
Dar um nome para ela
Contar a história da pedra

Exercício 6.7

Descobrindo e Redescobrindo o Próprio Corpo II

Trata-se de uma revisão aprofundada dos exercícios 4.4 e 4.5 mas desta vez, podemos realizar em grupo e, ao final cada membro deverá contar para os demais o que percebeu, isto é:
O que já sabia; sabia e descobriu; o que já sabia mas não tinha percebido claramente etc.

 

Para adolescentes de 15 anos de idade

Exercício 6.1

Construção de uma sociedade

Objetivo: perceber as diferenças e a diversidade do Outro e do Isso.

Instruções

Adolescentes em círculo, todos sentados no chão; Diretor e Ego fora do grupo.
“ – Vocês deverão escolher uma sociedade que irão formar; por exemplo, uma comunidade; uma prisão; um hospital; um convento; um circo ou uma cidade.”
Grupo dialoga até estabelecer a escolha.
Vence o voto da maioria.
“ – Agora deverão caracterizar a comunidade.”
Exemplo: se escolheram um circo, quem será o apresentador, quem será o domador, quais serão os palhaços; quem será o mágico etc.
O grupo deverá interagir até conseguir fazer a construção do circo, identificar seu funcionamento, definir as cidades que irá percorrer, como vai administrar os conflitos etc.
Dir vai criando os cenários com dificuldades e / ou facilidades que deverão ser enfrentadas pela sociedade no como se. E os vai introduzindo através de ordens ou através da cooperação do Ego.
Comentários:
“ – Como cada um de vocês se sentiu como membro desta comunidade?”
“ – O que percebeu de si mesmo durante a atividade?”
“ – O que esta atividade acrescentou para você ou para sua vida?”
Observação
O Dir, na condição de observador,poderá  identificar claramente quem é o líder, quais os subgrupos; as “panelas”, quem é a eminência parda ; quem ficou isolado; quem é mais individualista; quem é menos individualista,l bem como as características da personalidade de cada participante.


Esta atividade poderá ser feita em conjunto com a Psicopedagoga da escola.

Eminência parda é no membro do grupo que mais influencia o líder ; é aquele que lidera indiretamente.

Exercício 6.2

Roda da Vida

(Fonte: Leite, 2005)

Objetivos:  Sedimentar o reconhecimento do Eu

Instruções
No formulário abaixo você encontrará  alguns aspectos da sua vida.
Complete o último, acrescentando um aspecto que não aparece mas que você julga importante para sua vida.
Considerando as quatro últimas semanas, anote o grau de satisfação que você tem em cada um dos aspectos.

N

Aspecto

Grau de Satisfação

Observações

 

0 - 100%

 

1

½ Ambiente

 

 

2

Alimentação

 

 

3

Amizades

 

 

4

Amor

 

 

5

Fé e Religiosidade

 

 

6

Finanças

 

 

7

Físico

 

 

8

Lazer e Ócio

 

 

9

Moradia

 

 

10

Nível de Independência

 

 

11

Profissional

 

 

12

Psicológico

 

 

13

Relacionamento Familiar

 

 

14

Sexo

 

 

15

Completar

 

 

 

Agora hachure o gráfico abaixo - do centro para as extremidades - de acordo com o percentual anotado acma.
Quando mais homogênea (redonda) for a área achurada, mais equilibrada está sua vida atual.

rodadavidajogos

Exercício 6.3

Valor da Experiência Vivida I

Objetivos: desenvolver valores pessoais; autocrítica.

[ Entre em contato e solicite o material completo ]

Exercício 6.4

Escala de Avaliação da Felicidade Global I

(Adaptado de Lyubomirsky,S. in Seligman, 2004 por Maximino, 2006)

Objetivos: Perceber o Eu através do Outro; fazer um reconhecimento das atuais condições de vida; estimular atitudes ; estimular o otimismo.

[ Entre em contato e solicite o material completo ]

Para adolescetnes a partir dos 15 anos

Exercício 6.5

AS PEDRAS III

Objetivo: Despertar para a originalidade de cada um como pessoa. Descobrir detalhes de sua pessoa que marcam diferenças – somos únicos, originais, diferentes.

Material: Muitas pedras, das mais variadas formas, porém do mesmo estilo para que a sua diferenciação não seja muito facilitada. Cd, música suave.

Instruções:
• O Facilitador coloca todas as pedras no centro do círculo de modo que todos possam vê-las. Em seguida motiva o grupo para observar bem cada pedra que está no chão e escolher uma com a qual se identifica por algum motivo (cada pessoa deve escolher a “sua” pedra)
• Assim que todos tiverem feito sua escolha, sugerimos um momento de reflexão pessoal, em que cada um deverá encontrar, na “sua” pedra, suas próprias características pessoais. (Neste momento, coloca-se um fundo musical suave.)
• As pedras deverão então ser devolvidas ao centro do círculo, de modo que todos voltem a vê-las.
• Depois de observar novamente todas as pedras, cada um vai pegar a “sua” novamente. (Isso é muito importante. Os detalhes irão ajudar. Quem sabe um ajuda o outro, se por acaso alguém se confundir na hora de pegar a sua entre todas as outras.)
• Finalmente, todos são convidados a se apresentar na maior profundidade e intimidade que o Dir conseguir extrair  daquele participante.

Exercício 6.9

Atitude Interior

Objetivos:  organização do tempo, paciência, função pensamento; memória operacional, capacidade de abstrair.

Instruções
Leia  a frase abaixo:

“ O paraíso ou o inferno depende da nossa atitude interior. Devemos cultivar a atitude correta imediatamente, uma vez que, a menor diferença inicial entre você e o [seu] Caminho se tornará tão grande quanto a distância que existe entre o céu e a terra.” (Aoyama, S.,2002)

Abaixo, você encontrará cinco perguntas. Você terá quatro minutos para responder cada  uma delas. Nos dois ou três minutos iniciais, nada escreva e pense com calma sobre a pergunta,. Nos minutos restantes, anote em uma frase suas reflexões.

Para você, o que é o paraíso? E o inferno?
Por que Caminho foi escrito com letra maiúscula pela autora?
Você acha que está no seu Caminho?
Às vezes achamos que devemos experimentar de tudo na vida. É certo experimentarmos coisas que podem nos afastar do caminho correto?
Você acha que uma pessoa que se afastou do seu caminho é capaz de retornar a ele?

Escolha três ou quatro colegas, forme um grupo e compartilhe com seus colegas suas reflexões. Comente as reflexões dos seus colegas.
Dir e Ego circulam pelos grupos.
Evitar opiniões; julgamentos e críticas  inadequadas.

Exercício 6.6

Valor da Experiência Vivida II

Objetivos: desenvolver a autocrítica e a  formação de valores pessoais

[ Entre em contato e solicite o material completo ]

 

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Fonte(s):

ANDREWS, S. (2003). Stress a seu Favor. São Paulo: Ágora.
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BARROSO, P. (2010). Dinâmicas para Sala de Aula. São Paulo, SP, Brasil.
BUBER, M. (1974). Eu e TU. São Paulo: Moraes.
CARDOSO, R. (2005). Medicina e Meditação. São Paulo: MG Editores.
COBRA, N. (2000). A Sememte da Vitória. São Paulo: SENAC.
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LIIUBOMIRSKY, S. (2004). Felicidade. In: S. M.E., Felicidade Autêntica (p. 62). Rio de janeiro: Objetiva.
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PIAGET, J. (1967). Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense.
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Publicado em 18/05/2011. Atualizado em 30/06/2011.





Para referir: MAXIMINO, M.R., 2011. Jogos para Qualidade de Vida. disponível em internet: http://www.marcosmaximino.psc.br. Acesso em dd/mm/aaaa
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