6. Formação da Identidade: reconhendo o Eu
Para crianças de 06 a 10-11 anos de idade
Exercício 6.1
As Pedras
(Fonte: Dinâmicas de Grupo.com)
Objetivo: Despertar para a originalidade de cada um como pessoa. Descobrir detalhes de sua pessoa que marcam diferenças – somos únicos, originais, diferentes...
Material: Muitas pedras, das mais variadas formas, porém do mesmo estilo para que a sua diferenciação não seja muito facilitada. Cd, música suave.
Instruções:
• O Facilitador coloca todas as pedras no centro do círculo de modo
que todos possam vê-las. Em seguida motiva o grupo para observar bem cada pedra que está no chão e escolher uma com a qual se identifica por algum motivo (cada pessoa deve escolher a “sua” pedra)
• Assim que todos tiverem feito sua escolha, sugerimos um momento de reflexão pessoal, em que cada um deverá encontrar, na “sua” pedra, suas próprias características pessoais.
• As pedras deverão então ser devolvidas ao centro do círculo, de modo que todos voltem a vê-las.
• Depois de observar novamente todas as pedras, cada um vai pegar a “sua” novamente. (Isso é muito importante. Os detalhes irão ajudar. Quem sabe um ajuda o outro, se por acaso alguém se confundir na hora de pegar a sua entre todas as outras.)
• Finalmente, todos são convidados caracterizar a sua pedra:
Identificar a “sua’ pedra
Dar um nome para ela
Dizer o que ela gosta / não gosta / se está alegre / triste /
O que ela quer ser quando for uma pedra adulta
Para adolescentes de 12 a 15-16 anos de idade
Exercício 6.2
As pedras II
(Fonte: Dinâmicas de Grupo.com)
Objetivos: Despertar para a originalidade de cada um como pessoa. Descobrir detalhes de sua pessoa que marcam diferenças – somos únicos, originais, diferentes.
Material: Muitas pedras, das mais variadas formas, porém do mesmo estilo para que a sua diferenciação não seja muito facilitada. Cd, música suave.
Instruções
• O Facilitador coloca todas as pedras no centro do círculo de modo que todos possam vê-las. Em seguida motiva o grupo para observar bem cada pedra que está no chão e escolher uma com a qual se identifica por algum motivo (cada pessoa deve escolher a “sua” pedra)
• Assim que todos tiverem feito sua escolha, sugerimos um momento de reflexão pessoal, em que cada um deverá encontrar, na “sua” pedra, suas próprias características pessoais.
• As pedras deverão então ser devolvidas ao centro do círculo, de modo que todos voltem a vê-las.
• Depois de observar novamente todas as pedras, cada um vai pegar a “sua” novamente. (Isso é muito importante. Os detalhes irão ajudar. Quem sabe um ajuda o outro, se por acaso alguém se confundir na hora de pegar a sua entre todas as outras.)
• Finalmente, todos são convidados caracterizar a sua pedra:
Identificar a sua pedra
Dar um nome para ela
Contar a história da pedra
Exercício 6.7
Descobrindo e Redescobrindo o Próprio Corpo II
Trata-se de uma revisão aprofundada dos exercícios 4.4 e 4.5 mas desta vez, podemos realizar em grupo e, ao final cada membro deverá contar para os demais o que percebeu, isto é:
O que já sabia; sabia e descobriu; o que já sabia mas não tinha percebido claramente etc.
Para adolescentes de 15 anos de idade
Exercício 6.1
Construção de uma sociedade
Objetivo: perceber as diferenças e a diversidade do Outro e do Isso.
Instruções
Adolescentes em círculo, todos sentados no chão; Diretor e Ego fora do grupo.
“ – Vocês deverão escolher uma sociedade que irão formar; por exemplo, uma comunidade; uma prisão; um hospital; um convento; um circo ou uma cidade.”
Grupo dialoga até estabelecer a escolha.
Vence o voto da maioria.
“ – Agora deverão caracterizar a comunidade.”
Exemplo: se escolheram um circo, quem será o apresentador, quem será o domador, quais serão os palhaços; quem será o mágico etc.
O grupo deverá interagir até conseguir fazer a construção do circo, identificar seu funcionamento, definir as cidades que irá percorrer, como vai administrar os conflitos etc.
Dir vai criando os cenários com dificuldades e / ou facilidades que deverão ser enfrentadas pela sociedade no como se. E os vai introduzindo através de ordens ou através da cooperação do Ego.
Comentários:
“ – Como cada um de vocês se sentiu como membro desta comunidade?”
“ – O que percebeu de si mesmo durante a atividade?”
“ – O que esta atividade acrescentou para você ou para sua vida?”
Observação
O Dir, na condição de observador,poderá identificar claramente quem é o líder, quais os subgrupos; as “panelas”, quem é a eminência parda ; quem ficou isolado; quem é mais individualista; quem é menos individualista,l bem como as características da personalidade de cada participante.
Esta atividade poderá ser feita em conjunto com a Psicopedagoga da escola.
Eminência parda é no membro do grupo que mais influencia o líder ; é aquele que lidera indiretamente.
Exercício 6.2
Roda da Vida
(Fonte: Leite, 2005)
Objetivos: Sedimentar o reconhecimento do Eu
Instruções
No formulário abaixo você encontrará alguns aspectos da sua vida.
Complete o último, acrescentando um aspecto que não aparece mas que você julga importante para sua vida.
Considerando as quatro últimas semanas, anote o grau de satisfação que você tem em cada um dos aspectos.
N |
Aspecto |
Grau de Satisfação |
Observações |
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0 - 100% |
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1 |
½ Ambiente |
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2 |
Alimentação |
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3 |
Amizades |
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4 |
Amor |
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5 |
Fé e Religiosidade |
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6 |
Finanças |
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7 |
Físico |
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8 |
Lazer e Ócio |
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9 |
Moradia |
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10 |
Nível de Independência |
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11 |
Profissional |
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12 |
Psicológico |
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13 |
Relacionamento Familiar |
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14 |
Sexo |
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15 |
Completar |
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Agora hachure o gráfico abaixo - do centro para as extremidades - de acordo com o percentual anotado acma.
Quando mais homogênea (redonda) for a área achurada, mais equilibrada está sua vida atual.
Exercício 6.3
Valor da Experiência Vivida I
Objetivos: desenvolver valores pessoais; autocrítica.
[ Entre em contato e solicite o material completo ]
Exercício 6.4
Escala de Avaliação da Felicidade Global I
(Adaptado de Lyubomirsky,S. in Seligman, 2004 por Maximino, 2006)
Objetivos: Perceber o Eu através do Outro; fazer um reconhecimento das atuais condições de vida; estimular atitudes ; estimular o otimismo.
[ Entre em contato e solicite o material completo ]
Para adolescetnes a partir dos 15 anos
Exercício 6.5
AS PEDRAS III
Objetivo: Despertar para a originalidade de cada um como pessoa. Descobrir detalhes de sua pessoa que marcam diferenças – somos únicos, originais, diferentes.
Material: Muitas pedras, das mais variadas formas, porém do mesmo estilo para que a sua diferenciação não seja muito facilitada. Cd, música suave.
Instruções:
• O Facilitador coloca todas as pedras no centro do círculo de modo que todos possam vê-las. Em seguida motiva o grupo para observar bem cada pedra que está no chão e escolher uma com a qual se identifica por algum motivo (cada pessoa deve escolher a “sua” pedra)
• Assim que todos tiverem feito sua escolha, sugerimos um momento de reflexão pessoal, em que cada um deverá encontrar, na “sua” pedra, suas próprias características pessoais. (Neste momento, coloca-se um fundo musical suave.)
• As pedras deverão então ser devolvidas ao centro do círculo, de modo que todos voltem a vê-las.
• Depois de observar novamente todas as pedras, cada um vai pegar a “sua” novamente. (Isso é muito importante. Os detalhes irão ajudar. Quem sabe um ajuda o outro, se por acaso alguém se confundir na hora de pegar a sua entre todas as outras.)
• Finalmente, todos são convidados a se apresentar na maior profundidade e intimidade que o Dir conseguir extrair daquele participante.
Exercício 6.9
Atitude Interior
Objetivos: organização do tempo, paciência, função pensamento; memória operacional, capacidade de abstrair.
Instruções
Leia a frase abaixo:
“ O paraíso ou o inferno depende da nossa atitude interior. Devemos cultivar a atitude correta imediatamente, uma vez que, a menor diferença inicial entre você e o [seu] Caminho se tornará tão grande quanto a distância que existe entre o céu e a terra.” (Aoyama, S.,2002)
Abaixo, você encontrará cinco perguntas. Você terá quatro minutos para responder cada uma delas. Nos dois ou três minutos iniciais, nada escreva e pense com calma sobre a pergunta,. Nos minutos restantes, anote em uma frase suas reflexões.
Para você, o que é o paraíso? E o inferno?
Por que Caminho foi escrito com letra maiúscula pela autora?
Você acha que está no seu Caminho?
Às vezes achamos que devemos experimentar de tudo na vida. É certo experimentarmos coisas que podem nos afastar do caminho correto?
Você acha que uma pessoa que se afastou do seu caminho é capaz de retornar a ele?
Escolha três ou quatro colegas, forme um grupo e compartilhe com seus colegas suas reflexões. Comente as reflexões dos seus colegas.
Dir e Ego circulam pelos grupos.
Evitar opiniões; julgamentos e críticas inadequadas.
Exercício 6.6
Valor da Experiência Vivida II
Objetivos: desenvolver a autocrítica e a formação de valores pessoais
[ Entre em contato e solicite o material completo ]
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Fonte(s):
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LIIUBOMIRSKY, S. (2004). Felicidade. In: S. M.E., Felicidade Autêntica (p. 62). Rio de janeiro: Objetiva.
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MEIRELES, C. (1956; 2008). O Romanceiro da Inconfidência. Nova Fronteira.
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Publicado em 18/05/2011. Atualizado em 30/06/2011.
Para referir: MAXIMINO, M.R., 2011. Jogos para Qualidade de Vida. disponível em internet: http://www.marcosmaximino.psc.br. Acesso em dd/mm/aaaa