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Jogos para Qualidade de Vida

Sementes, Flores e Frutos para uma Vida Melhor.

"As estruturas do meu ser-para-outro
são idênticas às do ser do outro para mim.” (Jean Paul Sartre, 1943)

Reconhecimento do Outro
 

7. Formação da Identidade: reconheceito o Outro

Exercício 7.1
Jogo da Correntinha

(Fonte: Piaget, 1950)

Objetivo: verificar a capacidade de representar internamente os objetos

Material: caixa  de fósforos, correntinha  de chaveiro de aprox. 30 cm de comprimento.
Instruções
Abrir a caixa de fósforos pela metade.
A criança deverá segurar a caixa a 15 cm de altura da mesa com a mão não dominante e com a mão dominante, introduzir a correntinha dentro da caixa.

Observação.  Se ela não conseguir colocar, ela ainda não está madura o suficiente. O adulto deverá auxiliá-la – para que não perca a esperança – e fazer exercícios do capítulo  anterior.

Exercício 7.2
Jogos de Figuras Geométricas

 

Objetivos: situar-se no espaço; noção de tamanho; coordenação motora.
Jogo de encaixar figuras geométricas na caixa.

Exercício 7.3
Contemplar a beleza I

Objetivos: desvendar as novidades do meio-ambiente; conceito de beleza (estética).
Leituras, observações e contemplações de Livros com ilustrações; de  quadros da casa; de  telas de mestres da pintura na tela do Personal Computer (PC)

Exercício 7.4
Brincadeiras de imitar uns aos outros

Objetivos: perceber o corpo; expressão corporal; linguagem não verbal.

 

Para crianças 2 a 7-8 anos

Exercício 7.5
Contemplar a beleza II

Objetivo: idem  acima

Apreciar paisagens tais como pôr-do-sol, nascer do sol;  visitar museus / exposições de quadros.Exercício 7.6

Exercício 7.6
Perceber novidades no dia a dia

Objetivos: focalizar na percepção daquilo que, por rotina, habitualmente deixamos passar; estimular a percepção do Isso; deslocando a percepção do sujeito de si mesmo para o meio.

§ Perceber detalhes que, pela rotina, habitualmente passam despercebidos: na calçada verificar se há formiguinhas, perceber a textura da folha de uma árvore; contar quantas árvores estão no caminho; perceber quais os odores do caminho

Exercício 7.7
Caleidoscópio Microscópio & Cia.

Objetivo:  descobrir o novo e infinitas formas de beleza

Instruções
Observar caleidoscópios, lunetas
Descobrir novas formas de fio de cabelo, da poeira, da asa de um inseto com o auxílio de um microscópio.

Exercício 7.8
O Sombra / Brincar de Casinha

Objetivos: perceber o Outro; perceber como se fosse o Outro.

Instruções
Meninos:imitar as outras pessoas
Meninas: casinha de boneca

Exercício 7.9
Jogo das Formas Geométricas

Objetivos: análise, síntese, planejamento de coordenadas viso-espaciais; coordenação motora construtiva.
Material: cubos coloridos e desenhos geométricos planos coloridos no papel.
Instrução: com os cubos, a criança deverá reproduzir os desenhos

Para crianças de 8 a 11-12 meses

Exercício 7.10
Os Segredos da Caixa I

Objetivo: Integração. Aumentar o conhecimento entre os participantes.

Material: Gravador. CD com músicas animadas. Caixa com frases para completar dobradas e colocadas em interior.
Frases  com  imagens belas. Ex. Nascer do sol; Mar tranquilo, etc.

Instruções:
O Facilitador solicita que os participantes sentem-se em círculo e coloca uma música bem animada.
Ao comando do Facilitador, uma caixa contendo várias frases deverá passar de mão em mão ao som da música.
Quando a música para, a pessoa que está com a caixa na mão abre-a, retira uma frase e completa.
O Facilitador novamente coloca a música e a caixa continua circulando de mão em mão. Sempre que a música para, a pessoa que está com a caixa deve retirar uma frase e completá-la conforme  suas próprias idéias e sentimentos.
A brincadeira continua até que se perca o interesse.

Para adolescentes de 11 a 15-16 anos de idade

Exercício 7.11
Contemplando a natureza

Objetivo: Conhecimento pessoal e identificação com elementos da natureza. Despertar para a presença de Deus em Sua criação. Material: Elementos da natureza (água, pedras, plantas etc.)

Instruções

  1. O Facilitador orienta o grupo, motivando-o à contemplação.
  2. Todos deverão sair da sala e buscar contemplar o harmonioso conjunto
    formado das variadas e ricas expressões da natureza. Neste
    conjunto, a pessoa procurará um elemento que lhe chame a
    atenção de forma especial. Apanhando-o, refletirá sobre este
    elemento. O que fez você escolhê-lo? Que mensagem ele oferece?
    Qual nome de Deus esse elemento expressa, em sua opinião?
  3. Partilha-se a reflexão com o grupo.
    •    O grupo escolhe um elemento (ou objeto) como seu símbolo.
    • No final avaliar a dinâmica, os sentimentos, experiências e descobertas do grupo.
  4. Obs.: O mesmo pode ser feito com uma caixa com os mais variados  objetos.

 

Exercício 7.12
Os Segredos da Caixa II

MATERIAL: Gravador. CD com músicas animadas. Caixa com frases
para completar dobradas e colocadas em interior. Imagens  remetendo  imagens belas. Ex. Nascer do sol; Mar tranquilo, etc.
OBJETIVO: integrar os  participantes.
O Diretor solicita que os participantes sentem-se em círculo e coloca uma música bem animada.
INSTRUÇÕES
Ao comando do Facilitador, uma caixa contendo várias frases deverá passar de mão em mão ao som da música. Quando a música para, a pessoa que está com a caixa na mão abre-a, retira uma frase e completa.

  1. O Diretor novamente coloca a música e a caixa continua circulando de mão em mão. Sempre que a música para, a pessoa que está com a caixa deve retirar uma frase e completá-la conforme suas próprias idéias e sentimentos.
  2. A brincadeira continua até que se perca o interesse.

Exercício 7.13
Espelho das Águas

Objetivo: Abordar as transformações próprias da puberdade; perseverança; valores e crenças pessoais.
Material: Apresentação em PowerPoint (apresentação 5)
Adolescentes assistem a apresentação;
Diretor:” – Agora vou passar novamente os slides, para que cada um escolha uma beleza que gostaria de ser.”
Adolescentes escolhem uma categoria
Diretor: “- Quem escolheu o luar, levante a mão.” Forma-se o grupo do luar (repetir para as demais categorias)
Para o que mais vocês gostariam de ser _______________?
Discussão em grupo.
Cada grupo elege um portavoz;
Leitura em voz alta para o grupo maior (classe).
Comentários

 Para adolescentes a partir dos 15 anos de idade

Exercício 7.14
Os  segredos da Caixa III

Material: Gravador. CD com músicas animadas. Caixa com frases  para completar dobradas e colocadas em interior;  imagens com frases no PowerPoint
Projeção  com  imagens belas. Ex. Nascer do sol; Mar tranquilo, etc.

Objetivo: promover conhecimento mútuo entre os membros de um grupo.

Desenvolvimento:

  1. O Diretor solicita que os participantes sentem-se em círculo e  coloca uma música bem animada.  Ao comando do Diretor, uma caixa contendo várias frases  deverá passar de mão em mão ao som da música.
  2. Quando a música para, a pessoa que está com a caixa na mão  abre-a e coloca uma frase que escreveu com base na imagem
  3. O Diretor novamente coloca a música e a caixa continua  circulando de mão em mão. Sempre que a música para, a pessoa  que está com a caixa deve retirar uma frase e completá-la conforme suas próprias idéias e sentimentos.
  4. A brincadeira continua até que se perca o interesse.

Exercício 7.15
Escutando  Música

Objetivo: Conhecimento pessoal e identificação com elementos da Música e da musicalidade.
Material: Fonte de água; Ap. de som;CD de música clássica;CD de Jazz
CD de New Age.
Instruções
O Diretor orienta o grupo, motivando-o à audição. Todos deverão fechar os olhos e buscar contemplar o harmonioso conjunto formado das variadas e ricas linguagens musicais;

  1. Neste conjunto, a pessoa procurará  identificar qual música a toca mais profundamente a alma ou um elemento que chame a atenção de forma especial. Apanhando-o, refletirá sobre este elemento.
  2. Partilha-se a reflexão com o grupo.
  3. Nova rodada No final avaliar a dinâmica, os sentimentos, experiências e descobertas do grupo.
Obs.: O mesmo pode ser feito com uma caixa com os mais variados objetos

 

 

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Fonte(s):

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Publicado em 03/07/2011. Atualizado em 03/07/2011.





Para referir: MAXIMINO, M.R., 2011. Jogos para Qualidade de Vida. disponível em internet: http://www.marcosmaximino.psc.br. Acesso em dd/mm/aaaa
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